terça-feira, novembro 28, 2006

Determinismo

É desconcertante a forma como as rotinas nos comprimem, nos amputam partes significativas da liberdade de escolha e de actuação. Sem darmos conta, por mero automatismo, somos diariamente empurrados para uma série de comportamentos mecânicos, de palavras de circunstância, em cujo conteúdo, materialmente considerado, nunca nos iriamos rever se tivessemos, em cada momento, discricionariedade de escolha.
Acredito de forma cada vez mais convicta, que o determinismo não se reporta a qualquer tipo de entidade omnipotente que paire sobre os nossos espíritos. Antes a uma imensa massa de factos humanos, tanto na constituição como na produção dos efeitos, que pela sua dispersão, não cabe a ninguém em concreto controlar.

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

As rotinas, os horários, tudo aquilo que somos obrigados a suportar, nos levam por "caminhos" diferentes e nunca por nós sonhados! Felizmente haverá uma época (também problemática)aquela em que deixamos de ser estudantes e ainda não somos profissionais! Nessa altuma somos NÒS, apesar de sermos obrigados a depender de alguém para sobreviver! Só nessa minúscula época conseguimos um verdadeiro estádio de liberdade!
A sociedade é um verdadeiro espartilho nas nossas vidas! A liberdade que todos desejamos, cada vez se afasta mais de nós!
M J C

29 novembro, 2006 22:01  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Number of online users in last 3 minutes
< Google PageRank blogaqui? Mesothelioma Attorney
Mesothelioma Attorney