segunda-feira, agosto 07, 2006

E Depois de Fidel!

O afastamento temporário de Fidel Castro da liderança do governo cubano e o sigilo mantido em torno do seu verdadeiro estado de saúde (matéria de “segredo de Estado” segundo fontes oficiais) têm provocado polémica – provavelmente porque na magra agenda de Verão minguam outros temas relevantes – e reacenderam uma discussão antiga: o futuro de Cuba depois de Fidel.
Naturalmente que têm havido algumas reacções prudentes, alguns comentários comedidos – entre os quais, pasme-se, o do Presidente norte-americano George W Bush – mas a onda mediática que envolve o caso, as esperanças infundadas de uma súbita transição para a Democracia, parecem-me absolutamente utópicas.
O Regime Cubano é uma Ditadura de cariz Pessoal, que orbita em torno de um líder carismático, expressão enformadora de uma ideologia ultrapassada, que de outro modo não teria tido a mesma aceitação. Ora, isto significa que como empiricamente tem sido demonstrado, o futuro do Socialismo Cubano, após o abandono do seu mentor, será, a prazo, a desagregação.
Mas este não será um fenómeno instantâneo. Provavelmente Fidel terá um ou mais sucessores filiados nas mesmas bases ideológicas, e só então, fruto da monotonia de mais de 40 anos, e da ausência da legitimidade carismática do seu líder originário, o Regime dará sinais de desgaste e caminhará para a substituição. E ainda assim, ninguém garante que ao Castrismo se suceda uma Democracia Liberal de tipo Ocidental como frequentemente se espera!

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

É claro que a mudança não será a esperada por muitos! Até se for demasiado rápida, com alterações drásticas, o país e os cubanos irão sofrer:
1.º - não conhecem outra forma de vida;
2.º - nem todos querem mudar;
3 .º - muitos seguem a ideologia de Fidel - ele é o rosto, mas muitos outros estão por detrás dele e irão tentar continuar a sua política.
Parece-me que as mudanças serão lentas e realizadas a longo prazo!
M J C

08 agosto, 2006 18:50  
Anonymous Anónimo disse...

Very nice site! »

25 abril, 2007 21:57  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Number of online users in last 3 minutes
< Google PageRank blogaqui? Mesothelioma Attorney
Mesothelioma Attorney