sábado, setembro 30, 2006

Imagens do Século XX (i)

As dificuldades económicas provocadas pela I Guerra Mundial, a contestação social e a fragilidade das Democracias Liberais galvanizaram o apoio popular aos projectos totalitaristas, tanto de extrema-direita como de extrema-esquerda, nas décadas de 20 e 30.
Benito Mussolini e Adof Hitler lideraram dois dos Regimes Autoritários mais repressivos deste período e são contemporâneos de Franco, Stalin e Oliveira Salazar.
A «Quinta-Feira Negra de Wall Street» é o epicentro duma crise financeira que abalou o Mundo ao longo dos anos trinta: a «Grande Depressão». O seu impacto vem pôr em causa a crença liberal de que os mercados se regulavam por si mesmos, dispensando a intervenção do Estado, e abre caminho às teses do economista John Keynes, defensor de um papel mais activo dos poderes públicos no sector económico.
O quadro Metropolis de Otto Dix representa perfeitamente a euforia e o êxtase com que a população europeia viveu a década de vinte. Os «Anos Loucos» seriam apenas um período de transição entre os dois grandes conflitos militares do século.
A I Guerra Mundial (1914-18) foi uma guerra de trincheiras que envolveu dois blocos militares e se converteu no primeiro grande conflito armado do século XX. A Paz de Versalhes, que lhe poria fim, acompanha profundas mudanças geopolíticas no Velho Continente.

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Foi difícil o século XX:
- 2 guerras mundiais, várias coloniais, crises económicas, sociais e políticas em todo o mundo!
M J C

30 setembro, 2006 22:39  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Number of online users in last 3 minutes
< Google PageRank blogaqui? Mesothelioma Attorney
Mesothelioma Attorney