segunda-feira, outubro 09, 2006

Imagens do Século XX (ii) - revisto

Após a Segunda Guerra Mundial, a nova Ordem Geopolítica seria marcada pelo afrontamento bipolar entre as novas potências que emergiram do conflito. Durante anos, EUA e URSS mediram forças e sustentaram uma longa corrida ao armamento dando alternadamente manifestações de força. A utilização do poder de veto nas Nações Unidas e o apoio a movimentos político-militares estrangeiros de inspiração socialista ou capitalista, são exemplos do modo como as duas potências, apesar de se afrontarem mutuamente, nunca terem concretizado uma situação de guerra, conseguindo "transferir" o conflito para outros pontos do Globo. Era a irradiação da Guerra Fria, que teve no conflito israelo-árabe, na questão dos Mísseis de Cuba e na Guerra da Indochina exemplos paradigmáticos.

Conferência de Ialta (Fevereiro de 1945). Da esquerda para a direita, Churchill, Roosevelt e Estaline, líderes políticos das potências vencedoras. Seis Meses mais tarde, em Potsdam, as mesmas potências voltariam a encontrar-se para decidir a divisão da Alemanha em quatro zonas de ocupação e a atribuição dum estatuto especial à cidade de Berlim, que embora situada na zona soviética, foi também dividida em quatro áreas de influência. Por esta altura, fora já assinada em S. Francisco, a Carta das Nações Unidas, e o nascimento da ONU firmava o desejo duma nova política de paz mundial, à semelhança do tentado anos antes com a SDN.
A Segunda Guerra Mundial (1939-45), alimentada pelos intentos expansionistas de Hitler e dos restantes países do 'Eixo', foi o conflito militar mais violento da História. Depois do ataque Japonês a Pearl Harbor, os EUA viram-se definitivamente forçados a tormar parte no teatro de guerra, lançando as duas Bombas Nucleares que derrotariam o Japão e assegurariam a vitória dos Aliados fora da Europa. Antes disso, com o desembarque na Normandia, no célebre Dia D (6 de Junho de 1944), iniciava-se a última etapa da operação militar que libertaria o Velho Continente do jugo do Nazismo e provocaria a rendição da Alemanha.

4 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

A Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial: dois "pontos" altamente negativos na História do século XX e na História da Humanidade!
Infelizmente, muitas outras "guerrinhas" surgiram um pouco por toda a parte...
Mudámos de século, mas a Humanidade avança para a sua própria auto destruição!
Parece que o Homem não aprende nada com os seus próprios erros!
Até parece que o ser humano já não consegue viver em paz!
Marianne

09 outubro, 2006 16:24  
Anonymous Anónimo disse...

Tenho para mim que o a II Guerra Mundial, maxime o Holocausto nazi, foi o ponto mais negro da história da humanidade.
A propósito da Conferência de Postdam, e se não estou em erro, nem Churchill nem Roosevelt estiveram presentes,o 1.º porque perdera as eleições, o 2.º porque falecera entretanto, "sucedendo-lhe" Truman. Foi um pena, e até de certa forma injusto, que aqueles dois grandes estadistas que conduziram os seus estados naquele período conturbado, não estivessem presentes aquando do final da guerra...

10 outubro, 2006 11:01  
Blogger Ricardo Bernardes disse...

Caro Ega,

Desde já obrigado pela visita e pelo comentário. De facto nem Churchill nem Roosevelt estiverem presentes em Potsdam: o primeiro foi substituído por Atlee e o segundo por Truman.

Quando referi "os três grandes" pretendia com isso dizer os três grandes países vencedores da guerra, não concretamente aqueles líderes.

Mas de facto a formulação não foi a mais correcta.

De qualquer modo, agradeço desde já o reparo.

11 outubro, 2006 00:57  
Blogger Ricardo Bernardes disse...

ERRATA: onde se lê "estiverem" deveria ler-se "estiveram"

11 outubro, 2006 00:58  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Number of online users in last 3 minutes
< Google PageRank blogaqui? Mesothelioma Attorney
Mesothelioma Attorney