segunda-feira, março 27, 2006

O Estado Social e o Estado Paternalista

O Estado Providência que se afirmou um pouco por todo o Mundo Ocidental no pós-segunda Guerra Mundial, entrou em crise nos anos 80, e padece actualmente de problemas graves e ambíguos.
O envelhecimento da população provocado pelo aumento da esperança média de vida acompanhado de um declínio das taxas de natalidade e do ISF, levou a um agravamento drástico dos encargos da Segurança Social com as pensões de reforma, a assistência social aos mais idosos. Enquanto isso avolumam-se subsídios de desemprego, de doença e invalidez legítimos, e todo um conjunto de subvenções duvidosas que muitos lograram obter do Estado, à custa do clima de impunidade e oportunismo que invariavelmente grassa no nosso país.
Portugal tem actualmente o seu Sistema de Segurança Social a 10 anos da ruptura, e com ele, vão uma parte importante dos direitos económicos, sociais e culturais consignados na Constituição enquanto garantias do bem-estar e da dignidade Humanas.
A situação é, como facilmente se compreende, grave. Recuse-se o carácter “displicente” das políticas neo-liberais enquanto instrumento de resolução do problema. Mas pense-se noutro, e de forma rápida. O que não podemos é todos continuar a fingir que não se passa nada, e reivindicar mundos e fundos com toda a tranquilidade, como se o Estado, para além de Social, devesse ser também Paternalista.

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Se o sistema de Segurança Social está à beira da ruptura, é preciso pensar em alternativas, é certo! Mas tb se poderiam rever as Big reformas que os deputados, ministros, presidentes da câmara, e outros "acessórios" praticamente inutéis adquirem ao fim de 8, 10 anos de carreira, podendo acumular com outras reformas e podendo continuar no activo!
Lembro-me da Fátima Felgueiras que fugiu para o Brasil e continuou a ganhar como se estivesse a exercer funções e há pouco tempo declarou que o dinheiro que recebeu era a reforma por ter leccionado no liceu durante 10 anos (recebeu mensalmente +/- 4000 Euros!) Eu que estou no activo, com mais anos de serviço, ganho menos de metade disso!)
M. J. C.

27 março, 2006 22:04  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Number of online users in last 3 minutes
< Google PageRank blogaqui? Mesothelioma Attorney
Mesothelioma Attorney