terça-feira, outubro 17, 2006

Os Grandes Portugueses


Neste regresso acidentado às lides da blogosfera, gostaria de deixar três notas muito breves, sobre o polémico programa de televisão «Os grandes Portugueses», que estreou ontem na RTP.

A primeira para dizer (e isto sem nenhum tique elitista) que nem os critérios de selecção e nomeação, nem a forma como o resultado final será expresso, são minimamente razoáveis ou dignos de crédito (Ninguém de bom senso imagina que se possa atribuir o mesmo valor ao Figo que a D. Afonso Henriques, ao José Mourinho e ao Vasco da Gama…, assim como também ninguém acredita que entre tantas pessoas “realmente” relevantes se possa destacar apenas uma).

A segunda para expressar o relativo entusiasmo com que aguardo para ver o tratamento de que algumas figuras da História recente serão alvo por parte da opinião pública (e aqui ocorre-me Salazar (seremos capazes de o avaliar com insenção, ou vamos caír no elogio saudosista ou na crítica obtusa?), Sá Carneiro (continuaremos a vê-lo como um mito no sector da social-democracia, mesmo quando outras figuras da mesma área política tiveram percursos mais destacados?) ou até Mário Soares (continuaremos na crítica à decadência ou regressaremos ao elogio paternalista?).

E a última para salientar que, apesar de todos os pontos negativos que encontro neste formato, ele continua a parecer-me interessante, quanto mais não seja, pela possibilidade (veremos se aproveitada) que nos dá de discutir com alguma tranquilidade a nossa História.

E para que conste, eu já votei.

3 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Digno de crédito não o é de certeza. Até porque a maioria das pessoas que vota neste concurso, como o disse Pacheco Pereira, não o teu caso, é a mesma que vota em big brothers e companhia...
Muito subjectivo este tipo de programa. As únicas conclusões que se poderão tirar serão no âmbito da sociologia.
E acretido até que Salazar obtenha uma boa votação...
Mas não obstante gostaria de saber o destino do teu voto.
Cumprimentos

17 outubro, 2006 20:01  
Anonymous Anónimo disse...

Nada nem ninguém se poderá igualar a D. Afonso Henriques: além de ter sido o 1.º Rei de Portugal, viveu 76 anos, governou (reinou) 57 anos e conquistou inúmeras terras que foi juntando ao Condado Portucalense!
Conquistou à frente do seu exército!
Além disto tudo, foi o português mais alto: teve 2 metros e 3 centimetros, e a sua espada pessoal tinha 1,50m!
Outros portugueses merecem destaque, sim, e felizmente pela positiva!
Os actuais portugueses deixam muito a desejar!
M J C

17 outubro, 2006 21:35  
Blogger Ricardo Bernardes disse...

Obrigado pelos dois comentários. O meu "voto" foi para o Marquês de Pombal, porque o considero um dos mais notáveis Estadistas da nossa História.
Ainda assim, não será a figura mais importante, nem tão pouco a única com relevo neste campo. Mas aí entra o tal subjectivismo de que falavas.

18 outubro, 2006 14:06  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Number of online users in last 3 minutes
< Google PageRank blogaqui? Mesothelioma Attorney
Mesothelioma Attorney